domingo, 12 de junho de 2022

Ilhéus reúne 400 pessoas em três dias de GESTUR; evento marca retomada do setor turístico na Bahia

 


Nos últimos cinco anos Ilhéus vem despontando como uma grande vitrine de oportunidades. Seja no setor comercial, cultural ou turístico, a cidade tem ganhado destaque e impulsionado o crescimento de toda a região sul da Bahia. Entre os dias 26 e 28 de maio, o município sediou o Encontro dos Gestores de Turismo do Estado da Bahia (GESTUR), iniciativa inédita no Brasil que trouxe para o centro do debate os desafios e as mudanças do mercado, com foco na retomada econômica da atividade nas zonas turísticas do estado.

Conforme Jorge Ávila, coordenador-geral do GESTUR, cerca de 400 pessoas participaram das palestras durante os três dias de evento. A solenidade de abertura foi marcada pela conferência internacional do professor e consultor colombiano na área de gestão pública, Jorge Melguizo. O ato contou com as presenças do prefeito Mário Alexandre, vereadores, trade turístico, secretários e demais prefeitos baianos.

“Mais um evento importante dentro desse processo de retomada e fortalecimento do setor turístico da nossa cidade e de todo o estado. Agradeço aos parceiros envolvidos e aos palestrantes convidados, que nos ajudarão na construção desse planejamento para alavancar o setor no pós-pandemia. É isso que a gente quer, fomentar a economia local, com geração de emprego e renda para o nosso povo", ressaltou Mário Alexandre.

 

Na sexta-feira (27), a programação incluiu conferência ministrada pelo especialista Sérgio Almeida, que abordou pontos-chaves para tornar a cidade atrativa para os visitantes, e a palestra do CEO e fundador da RB Analítica, Christiano Penna, que ampliou o debate sobre o turismo 4.0 e a necessidade imperativa de estarmos todos “plugados” na grande rede.

Aguardada pelo público, a conferência com o ex-secretário de Turismo e presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), Augusto Mariano, apresentou o case do município sul-mato-grossense, com foco na atividade turística enquanto agente de transformação socioeconômica.

“Não existe outra atividade econômica que responda mais rápido. As pessoas estão sedentas por viagens, então Ilhéus precisa aproveitar isso. A Costa do Cacau tem potencial e condições de entregar o melhor possível para o turista”, frisou Jorge Ávila. O evento englobou bate-papos sobre acessibilidade, turismo religioso, náutico e turismo gastronômico.

 

A Costa do Cacau foi representada pelo sócio-diretor do Resort Cana Brava, Rafael Espírito Santo, que apresentou o case de sucesso do hotel, um dos mais requisitados pelos turistas que visitam a região. As atividades foram encerradas no sábado (28), com destaque para as conferências ministradas pela CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, e pela Dra. Anna Dantas, diretora da Rede de Governança Brasileira (RGB), que abordou o tema “A importância do compliance e governança nos Municípios para o fomento da atividade econômica do turismo e toda sua cadeia”.

Nos três dias, o público pôde ter acesso aos stands que apresentaram a história, cultura e as belezas naturais das 13 zonas turísticas do estado, além de intervenções culturais e música ao vivo. Cerca de 20 operadoras de turismo realizaram um famtour pelo Centro Histórico da cidade.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Turismo, e pela Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), com apoio do Governo do Estado, Sebrae, AGESUL, Eixo 4 Soluções Inteligentes, União dos Municípios da Bahia (UPB) e Ministério do Turismo (MTur).

 


Operação tapa-buracos atende comunidade do Sol e Mar e outras 35 localidades em Ilhéus

 


A Prefeitura de Ilhéus segue com os serviços de manutenção e recuperação da pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade. Nesta etapa, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) atua para melhorar todo acesso à comunidade do Residencial Sol e Mar. A recomposição da malha viária acontece continuamente no município, conforme as necessidades de cada localidade.

Segundo a Seinfra, o trabalho executado no Sol e Mar consiste no remendo profundo, remoção do material deficiente e sua substituição por outro em perfeito estado, cujos locais que apresentam defeitos ou falhas decorrentes da falta de suporte, por instabilidade. As equipes estão concentradas na região desde maio, contudo, os serviços também já atenderam ruas e avenidas onde há maior tráfego de veículos.

“São benfeitorias que garantem segurança e comodidade à nossa população. Continuaremos o trabalho nos próximos dias a atenderemos todas as localidades que aguardam pelos serviços. Passo a passo estamos avançando para que a nossa cidade cresça e se desenvolva em diferentes áreas”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

O trabalho contínuo traz benefícios, com foco na melhoria da trafegabilidade em pontos estratégicos da cidade. Toda ação é executada de acordo com a necessidade da prioritária ação e o cronograma estabelecido pela pasta.

Confira as localidades contempladas nesta etapa:

Avenida Nossa Senhora Aparecida; Eixo Coletor do Hernani do Sá; Rua Osmundo Marques; Avenida Soares Lopes; Rua Ana Nery; Residencial Morada do Porto; Parque Infantil (Malhado); Jardim Savoia; Rua 13 de Maio; Avenida Itabuna; Avenida José Luís da Fonseca; Avenida Canavieiras; Avenida Governador Roberto Santos; Avenida Princesa Isabel; Avenida Misael Tavares; Avenida Ministro José Cândido; Avenida Dois de Julho e Avenida Ubaitaba.

Os serviços também atenderam a Rua José Carolino; Praça Tamarineiro; Rua Belo Horizonte; Rua Coronel Pessoa; Rua Allan Kardec; Rua Sete de Setembro; Estacionamento da Avenida Soares Lopes; Rua Diaconisa Góes; Santo Antônio de Pádua; Avenida Lomanto Júnior; Avenida Vereador Amilton de Castro; Rua Belo Horizonte; Rua Esmeraldo de Sá Vieira; Rua Mário Alfredo; Avenida Litorânea; Avenida Lindolfo Collor e Rua.



segunda-feira, 6 de junho de 2022

Notícia - O poder da sociedade civil organizada em Ilhéus consolida vitórias em defesa da cidade

 

O Coletivo Preserva Ilhéus, que reúne as organizações da sociedade civil e particulares em defesa da cidade, tem colecionado vitórias por meio das ações jurídicas e representações que vem promovendo nos últimos dois anos.

No último dia 1° de junho, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia confirmou a decisão da Juíza Substituta da Vara da fazenda Pública de Ilhéus, Dra. Carine Nassri, que acatou o pedido de suspensão da construção de Estações Elevatórias de Esgoto na Praça São João Batista e Praça Mãe Laura Sandoyá (Maramata), ambas localizadas no bairro Pontal, zona sul de Ilhéus, em Ação Civil Pública promovida pelas organizações que compõem o coletivo.

Quanto à defesa do patrimônio histórico-arquitetônico da cidade, a Superintendência de Patrimônio da União - SPU, em resposta à representação promovida pelo movimento junto ao Ministério Público Federal , afirmou que promoverá a rescisão  do contrato de cessão de uso firmado entre a União Federal e o Município de Ilhéus que deixou em abandono o casarão da Conselheiro Dantas (situado em frente ao Supermercado Alana) , elemento fundamental do nosso patrimônio que atualmente encontra-se em ruínas.

É importante ressaltar que todo o trabalho realizado pelo Movimento Preserva Ilhéus é voluntário. Essa é a força da sociedade civil! Voemos juntos! Preserva Ilhéus!

Ascom Grupo de Amigos da Praia (GAP)

Jornalista responsável: Vera Rabelo