quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Ilhéus recebe donativos enviados pela Defesa Civil Nacional

 


Ilhéus começou a receber nesta quinta-feira (23) os donativos para as famílias atingidas pelas chuvas em dezembro do ano passado. O recebimento foi viabilizado mediante encaminhamento do projeto da Prefeitura à Defesa Civil Nacional, após publicação do decreto de estado de emergência.

De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), serão entregues cestas básicas, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões e kits de dormitório.

A iniciativa consiste em uma ação de resposta do Governo Federal e visa atender cerca de 1.800 famílias, conforme cadastro realizado pela SPS, junto à Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra).  A segunda etapa do projeto engloba construção de casas e recuperação de estradas vicinais.

“Uma parceria importante para beneficiar o nosso povo e garantir que os problemas sejam minimizados. Vamos seguir unidos em uma só causa”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

A Prefeitura de Ilhéus apresentou o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações. A previsão é que as entregas também sejam realizadas na próxima semana.

As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Saúde na Comunidade: Sesau divulga cronograma para atendimento a partir desta segunda-feira (13)



A Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou o cronograma de atendimento do programa ‘Saúde na Comunidade’ durante o mês de fevereiro. A iniciativa visa descentralizar a assistência em Ilhéus, levando serviços às localidades mais distantes. Desde o dia 1º de fevereiro, a ação itinerante já contemplou as seguintes localidades: São José, Santo Antônio, Juerana, Banco do Pedro, Central de Abastecimento, Retiro, Tibina II, Ponta da Tulha, Castelo Novo, Banco Central, Couto, Pimenteira, Aritaguá, Sambaituba, Inema, Mamoã e Vila Cachoeira.

Do dia 13 ao dia 28 de fevereiro, o programa contemplará as comunidades de Juerana, Assentamento Demétrio Costa, Assentamento Ressurreição, Ponta da Tulha, Couto, Lagoa Encantada, São José, Santo Antônio, Acuípe do Meio, Aritaguá, Sambaituba e Rio do Engenho.

Confira os serviços.

- Segunda-feira (13/02)

Locais: Juerana, Assentamento Demétrio Costa e Assentamento Ressurreição;

- Terça-feira (14/02)

Locais: Ponta da Tulha, Couto e Lagoa Encantada;

- Quarta-feira (15/02)

Locais: São José, Santo Antônio, Juerana e Acuípe do Meio;

- Quinta-feira (16/02)

Locais: Juerana, Aritaguá e Sambaituba;

- Sexta-feira (17/02)

Locais: São José e Rio do Engenho;

- Segunda-feira (20/02)

Locais: Juerana e Ponta da Tulha;

- Terça-feira (21/02)

Locais: Ponta da Tulha e Couto;

- Quarta-feira (22/02)

Locais: São José, Santo Antônio e Juerana;

- Quinta-feira (23/02)

Local: Juerana;

- Sexta-feira (24/02)

Local: São José

- Segunda-feira (27/02)

Local: Juerana e Ponta da Tulha;

- Terça-feira (28/02)

Locais: Ponta da Tulha e Couto 

Força-tarefa da Prefeitura de Ilhéus segue mobilizada para atender ocorrências causadas pelas chuvas



Ilhéus, assim como outros municípios da região, foi atingido pelas fortes chuvas registradas na madrugada desta segunda-feira (20). Desde as primeiras horas, as equipes da Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros Civil, estão em campo para atender as ocorrências solicitadas pela população. A maioria dos chamados é referente a deslizamentos de terra, queda de muros e alagamentos.

Conforme a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), até o momento, 15 famílias residentes no bairro Nelson Costa precisaram deixar suas residências. A secretaria informa que realizou a visita domiciliar para levantamento das necessidades de cada família atingida e posterior entrega de doações.

A pasta esclarece que mesmo com a disponibilização do aluguel social, os moradores optaram por permanecer na casa de familiares e amigos. Os chamados também foram registrados nos bairros Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Hernani Sá e nos altos do Amparo e da Cascalheira. A Defesa Civil realiza visita técnica e colocação de lona nos pontos mais críticos.

Atendimento médico – A Secretaria de Saúde (Sesau) assegura atendimento de urgência e emergência na rede pública municipal, com assistência médica 24 horas na UPA da Esperança; COCI e no PA da Zona Sul, bem como através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

“Estamos enfrentando mais uma situação delicada no município, porém as nossas equipes estão mobilizadas e dando a resposta necessária para mitigar os danos. A nossa prioridade é salvar vidas. Então, são prestados atendimentos sociais e nas unidades de saúde, além de ações de prevenção em áreas de risco", destacou o prefeito Mário Alexandre.

Acumulado de chuva

Conforme comunicado emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de precipitações pode atingir 84 milímetros até a próxima terça-feira (28).

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato através do número: (73) 97400-3521 (Defesa Civil). 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Ilhéus divulga programação completa do Carnaval Cultural nos bairros da cidade

 


O Carnaval segue com tudo em Ilhéus. Com apoio da Prefeitura, a programação multicultural será dividida em 11 bairros, movimentando o município e atraindo visitantes e turistas para conferir os blocos que vão ganhar as ruas até o dia 21 de fevereiro. Após dois anos suspensa devido à pandemia da Covid-19, a festa momesca inclui atividades voltadas para todas as idades. A expectativa é grande por parte dos foliões.

“Ilhéus é uma cidade carnavalesca.  Os tradicionais blocos de rua fazem parte da história do nosso povo, por isso, sempre terão o nosso apoio”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

Programação do Carnaval Cultural 2023

17 a 21/02 – Carnaval do Pontal (Zé Pereira; Seca Copo; Parado na Praça; Carnaval na Cidade e Grito de Carnaval);

18/02 – Bloco Nossa Senhora da Vitória

18 a 20/02 – Carnaval do Malhado (Litorânea Norte);

18 a 21/02 – Carnaval Hernani Sá e Folia e Alegria;

19/02 – Bloco Bob Esponja (Conquista);

19/02 – 20 Comer, às 15h (Avenida Princesa Isabel);

19/02 – Bloco Os Caretas (Praça do Cacau/Avenida Soares Lopes);

19/02 – Bloco Agora Goxtei (Viaduto/Avenida Soares Lopes;

20/02 - Carnaval da Ponta da Tulha;

20/02 – Bloco Pula Corno e as Santinhas (Morada do Porto);

21/02 – Chapéu de Couro, às 15h (Nelson Costa)

Minha Casa, Minha Vida: prefeito participa de entrega e solicita retomada do programa em Ilhéus



Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Mário Alexandre participou na última terça-feira (14) do evento de retomada do maior programa habitacional do Brasil, o “Minha Casa, Minha Vida”. A cerimônia de entrega dos imóveis aconteceu na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.

O evento também contou com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, da deputada estadual Soane Galvão, entre outras autoridades. A meta anunciada por Lula é de contratar dois milhões de moradias até 2026.

Na oportunidade, Mário Alexandre entregou ao Governo Federal um ofício informando o déficit habitacional em Ilhéus e requerendo novas moradias no município. O gestor ainda destacou a importância dos programas sociais para promover dignidade e melhorar a qualidade de vida da população.

“Mais uma conquista, um sonho que volta a ser realidade. Nós vamos trabalhar para que a cidade Ilhéus e a região sejam contempladas com a construção de novas unidades habitacionais. Gratidão ao presidente Lula e ao nosso ministro Rui Costa por entender a importância desse programa para o nosso povo”.

Programa – O Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) é um programa de habitação federal criado em março de 2009 pelo Governo Lula. O PMCMV subsidia a aquisição da casa ou apartamento próprio para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 e facilita as condições de acesso ao imóvel para as famílias. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Mário Alexandre assina contrato de cessão de uso para revitalização do antigo Porto de Ilhéus



Cumprindo agenda administrativa em Salvador nesta terça-feira (14), o prefeito Mário Alexandre assinou com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) o contrato de cessão de uso da área do antigo Porto de Ilhéus, localizado na Baía do Pontal. A cerimônia foi realizada no Porto de Aratu e contou com as presenças do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, do vice-governador Geraldo Júnior, do vice-almirante Carlos Autran, diretor-presidente da Codeba, e da deputada estadual Soane Galvão, responsável por articular o encontro.

Por meio do contrato de cessão não onerosa, a população ilheense vai ganhar um novo equipamento para atividades de turismo e lazer. Em contrapartida, o Município vai ceder a área da Concha Acústica e o entorno para ampliação do Porto do Malhado, com o intuito de melhorar o fluxo do terminal e atender os turistas de navios.

“Essa revitalização não traz apenas benefícios para Ilhéus, mas fortalece o turismo, gera renda e emprego para toda a região. Começamos com o governador Rui, lutando para conseguir a cessão daquela área tão importante do Centro Histórico, e, agora, com Jerônimo e Geraldinho, vamos dar continuidade e garantir a execução desse projeto grandioso. Mais uma vitória, fruto de muito esforço e dedicação”, declarou Mário Alexandre.

O prefeito frisou que os galpões do cais do antigo porto estavam abandonados há décadas. A busca por alternativas para viabilizar a revitalização da área integra o pacote de melhorias pensado ainda no primeiro ano de governo. Relembre aqui.

A iniciativa será executada com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil e do ente estadual. “Vivemos um momento muito difícil com a pandemia e a economia precisa voltar a trazer os bons frutos, e esse é o intuito do Governo do Estado, ao promover a geração de emprego e renda. Esse ato de hoje, destinado para o território de Ilhéus e Itabuna, faz parte de um conjunto de ações inerentes ao desenvolvimento econômico da Bahia”, explicou o vice-governador.

A cessão de uso das áreas 7 e 9 do antigo Porto de Ilhéus tem amparo legal na Lei nº 12.815/2013, que regula a exploração de portos organizados e de instalações portuárias.

“Com a determinação do presidente, de não privatizar as autoridades portuárias, vamos fazer concessões dos serviços portuários com fortes investimentos para poder renovar a nossa fé no brasileiro e nos servidores públicos”, afirmou o ministro Márcio França.

O Município aguarda os trâmites jurídicos da transferência das áreas para dar início às obras. Com a modernização, o espaço será reintegrado à vida da cidade, em uma região estratégica que atende ao programa de desenvolvimento do turismo e do comércio local, além de servir como opção de lazer para toda a população.