sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão social para atender pessoas em situação de rua

 



Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado na próxima sexta-feira (19), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) realizou na última quarta-feira (17) o Mutirão Social para as pessoas em situação de rua.

A ação aconteceu na Avenida Dois de Julho, com oferta de diversos serviços, incluindo Cadastro Único (CadÚnico), Auxílio Brasil, emissão de documentos, atendimento médico, vacinação, teste de Covid-19 e tuberculose, distribuição de kits de higiene pessoal, bucal e corte de cabelo, além de atendimento da Defensoria Pública, música, recreação, café da manhã e almoço.

“Organizamos o mutirão com o objetivo de sensibilizar a sociedade, a fim de que a comunidade tenha um olhar especial para pessoas em situação de rua e elas se sintam acolhidas por nós. Trabalhamos a autoestima, a superação através da frase: ‘Acredite, você pode chegar onde quiser’”, ressaltou Débora Palafoz, gestora na Média Complexidade.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua - No dia 19 de agosto de 2004 sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. A data é celebrada em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”. O psicólogo Gustavo Pestana, coordenador do serviço de Abordagem Social, destacou a importância do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Através dos serviços tentamos resgatar as pessoas em situação de rua, atendemos de segunda a sexta e oferecendo diversos serviços sociais e de saúde”, finaliza.

O Centro Pop representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimulando a organização, mobilização e a participação social.

O mutirão social contou com apoio da Secretaria de Saúde, Sutram, Guarda Municipal, Aeroshake, Agência Humanitária Adra da Igreja Adventista, ONG Bela Vista, Lions Club Centro, Universidade Estadual de Santa Cruz - GT Pop Rua, Laboratório de Saúde da Mulher, Corpo de Bombeiros, Banho Solidário, Sandro e a Rapaziada do Vilela, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Iguape, Projeto Soul do Bem, Cozinha Solidária, Defensoria Pública, Igreja Batista Lindinópolis, Val Cabeleireiro e Irmão Felicidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário