A
Prefeitura de Ilhéus, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa do
Consumidor (Procon), realizou reunião na última terça-feira (13) para traçar um
plano de ações no comércio local. Segundo Régis Aragão, diretor-executivo do
Procon, o trabalho visa instruir e conscientizar os lojistas, para que possam
atuar de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor em um período
no qual as vendas costumam aumentar de forma significativa.
O
encontro aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a
presença do vice-prefeito Bebeto Galvão, do diretor da Superintendência de
Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Bahia (Procon-BA), Eduardo Pontes,
servidores do Procon Municipal, representantes da Casa Civil, instituições
empresariais e membros da OAB. De acordo com Régis Aragão, a ação será
realizada em duas frentes, com visita às escolas da rede privada de ensino e
blitze no comércio.
As
blitze nas escolas particulares ocorreram nesta quarta-feira (14), com
apoio do Procon-BA, com o objetivo de conferir a lista de material
escolar que está sendo trabalhada e verificar se algum estabelecimento de
educação está solicitando item não permitido.
A
ação aconteceu no Instituto Nossa Senhora da Piedade, Colégio São Jorge,
Colégio Impacto, Colégio Status, Colégio Fênix e Escola Adventista. A equipe
apresentou à direção a Nota Técnica Conjunta nº 01/2022, com vistas à
orientação da coordenação pedagógica em assuntos que envolvem matrícula, lista
de produtos e materiais escolares.
“Estabelecer
essa relação de caráter educativo, como fará o Procon inicialmente, é
fundamental para que se tenha uma relação equilibrada de consumo. E qual é essa
relação equilibrada? É você ter a garantia de que aquele produto vendido ao
consumidor tenha o selo de boa qualidade”, destacou Bebeto.
A
segunda blitz ocorrerá no comércio local nesta quinta-feira (15), com
distribuição de materiais didáticos e informativos aos lojistas e
consumidores. Durante a ação, as lojas que ainda não possuem um exemplar do
Código de Defesa do Consumidor (CDC) serão identificadas para que possam
receber uma unidade do CDC.
“A
preocupação é realmente fortalecer o diálogo com os lojistas e consumidores e
promover uma ação educativa, levando informação, conscientização ao comércio e
aos fornecedores de serviços e de produtos. E foi nesse contexto que nós
firmamos essa parceria com o Procon Estadual, para que pudéssemos realmente
iniciar esse diálogo com o comércio”, salientou Régis Aragão.
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