terça-feira, 29 de novembro de 2022

Defesa Civil emite alerta de chuvas em Ilhéus; previsão aponta 95 milímetros até a sexta-feira (2)

 


Ilhéus segue em estado de alerta devido às fortes chuvas. Conforme comunicado emitido pela Defesa Civil do município, o acumulado de precipitações pode atingir 95 milímetros até a próxima sexta-feira (2). Entre os dias 16 e 25 de novembro, o acumulado chegou a 36 milímetros. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato através do número: (73) 98178-2255 - Defesa Civil.

O Município informa que os temporais registrados desde o final de outubro provocaram transtornos em alguns bairros, sendo que a maioria dos chamados está relacionada a alagamentos e obstrução de vias. No entanto, não houve desabrigados.

Com o objetivo de minimizar os danos causados durante o período chuvoso, a Defesa Civil tem atuado por meio de sistema de monitoramentos constantes, aferindo os índices de chuva precipitados, bem como realizando previsões a curto e longo prazo.

Além disso, a equipe faz um trabalho preventivo, por meio de vistorias, elaboração de laudos técnicos, proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações.

 

Censo 2022: por falta de adesão da população, IBGE ainda não concluiu coleta de dados em Ilhéus

 


Divulgue o Censo, receba o IBGE e fique tranquilo!

Durante a 2ª Reunião de Acompanhamento do Censo 2022, realizada na última terça-feira (22), o coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ledson Freire, relatou ao público presente na Câmara de Vereadores algumas dificuldades enfrentadas pelos recenseadores para coleta de dados demográficos, econômicos e sociais. 

Ele esclareceu que parte da população se recusa a passar as informações para preenchimento do questionário e o baixo interesse dos moradores reflete de forma negativa no andamento do trabalho na cidade.

Visando reverter essa situação e garantir êxito no Censo Demográfico, a Prefeitura de Ilhéus adotou providências para prestar auxílio necessário ao IBGE, conforme acordado em reunião convocada pelo vice-prefeito Bebeto Galvão.

Na ocasião, foi montada uma força-tarefa, ficando estabelecido apoio na disponibilização da infraestrutura e instalação dos postos de coleta, bem como no deslocamento das equipes para regiões longínquas. Em Ilhéus, o Censo Demográfico 2022 pretende visitar aproximadamente 90 mil domicílios.

“Entre o último censo e o censo que está sendo executado neste presente momento há uma distância de largos anos. Ilhéus está em expansão. Quer seja pela atração dos investimentos quer seja em função da rede pública de atendimento à saúde aqui instalada ou ainda em função de pessoas que passaram a residir na cidade por causa da qualidade de vida oferecida atualmente”, explicou Bebeto.

O gestor destacou a importância de a população receber bem o recenseador em casa e facilitar o trabalho, a fim de que a coleta de dados seja condizente à realidade apresentada no município. Bebeto lembrou que o levantamento é crucial para nortear a gestão e execução de políticas públicas.

“Se a população insistir em não atender e responder ou oferecer qualquer grau de insegurança aos recenseadores, quem vai perder é a cidade de Ilhéus, porque existe um princípio na lei que se chama princípio da anualidade. Os dados do censo sobre o total de habitantes é base para se chegar ao número de uma cota que compõe o orçamento do Fundo de Participação dos Municípios. Se Ilhéus permanecer com 141 mil habitantes, conforme apresentado previamente pelo IBGE, menor que os 159 mil aferidos anos atrás, o decréscimo do orçamento da cidade será grande e vai bater direto na casa das pessoas que não quiseram responder ao questionário”.

Ledson Freire apontou a dificuldade de acesso aos condomínios, visto que muitos proíbem a entrada dos recenseadores. Ele reiterou que o IBGE mantém as informações em alto sigilo e elas são utilizadas apenas para fins de pesquisa. Segundo o órgão, a cidade acumula projeções populacionais decrescentes.

O coordenador de área explicou ainda que os moradores podem receber a visita em qualquer horário, incluindo finais de semana e feriados, com vistas à aceleração do processo.

“A cidade não é do prefeito Mário nem do vice Bebeto. A cidade é de todos nós. Portanto, fazemos um apelo para que todos participem. Precisamos que a população se sensibilize e responda à pesquisa. Os dados não são importantes apenas para o governo, toda sociedade se beneficia desses resultados”.

Identificando o entrevistador - Durante a coleta, os recenseadores e supervisores estarão munidos de tablet, uniformizados com colete, boné e poderão ser identificados através do crachá e QR Code. No site https://respondendo.ibge.gov.br/ é possível verificar a identidade do entrevistador.

Importância do Censo - Realizado a cada dez anos, o levantamento é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Os dados produzidos pelo IBGE com base nas informações coletadas orientam a tomada de decisões governamentais.  

Bem mais do que uma contagem de população, o Censo é uma ferramenta imprescindível para apresentar subsídios no que tange à transferência de verbas públicas.

Ademais, por meio da pesquisa é possível compreender tamanho e distribuição da população; identificar áreas de investimentos prioritários e fornecer os dados que definem a representação política no país.

“A Prefeitura dará toda a logística para que os recenseadores tenham os instrumentos necessários e possam acelerar esse processo. Todas as secretarias prestarão auxílio no que for demandado”, finalizou Bebeto Galvão.

Participaram da reunião o pesquisador, fotógrafo e memorialista, José Nazal; representantes do IBGE; os secretários Marcelo Barreto (Ordem Pública); Mozart Aragão (Casa Civil); Sérgio Luiz (Juventude, Esporte e Lazer); Fábio Manzi Júnior (Turismo); Gabriel Bittencourt (Fazenda e Orçamento) e Eliane Oliveira (Educação); o diretor-geral da Sutram, Valci Serpa; o presidente da Maramata, João Victor Pessoa; e o supervisor da Atenção Básica, Cláudio Bomfim. 

 

Prefeitura diz que escultura foi pintada de forma equivocada e faz remoção imediata de tinta

 


A Prefeitura de Ilhéus iniciou neste sábado (26) a remoção total da tinta aplicada na escultura de leão esculpida em mármore de Carrara, situada na Praça Dom Eduardo, conhecida como Praça da Catedral. O Município realiza a limpeza geral do Centro Histórico para montagem da estrutura do Natal Encantado, cujo trabalho também inclui pintura de meio-fio.

Conforme a Secretaria Especial de Cultura (Secult), um servidor tomou a decisão isolada de pintar a peça, sem consultar a pasta. Todavia, a Secult informou que não houve má-fé, houve desconhecimento. Assim que soube da situação, a Prefeitura acionou imediatamente o artista que fez a limpeza das estátuas da Praça J.J.Seabra e desde o início da manhã realiza a devida limpeza da peça impactada.  

“Se houve decisão de pintar, não partiu da secretaria, pois já tínhamos combinado a limpeza adequada. Infelizmente o desconhecimento sobre a importância do Patrimônio Histórico e Artístico gera não só em Ilhéus, mas ao redor do mundo, situações terríveis, algumas irreversíveis”, esclareceu Geraldo Magela, titular da Secult.

A remoção está sendo realizada com bisturi, escova e produtos próprios para limpeza de mármore. Além da retirada da tinta, a peça vai receber lavagem completa, a fim de que seja mostrado todo o esplendor da obra de arte.

Conservação do patrimônio cultural - Compromisso assumido pelo prefeito Mário Alexandre, a recuperação do patrimônio histórico e dos monumentos artísticos do município chega à etapa de conclusão.

De acordo com a Secult, entre as obras estão a estátua de Sapho, instalada na Praça J.J. Seabra; o Obelisco, situado na Avenida Dois de Julho; e o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), que passou por teste geral para verificação dos reparos feitos em toda a estrutura física e rede elétrica antes da reinauguração do espaço.

Somada aos serviços, a Prefeitura e a Unimed de Ilhéus modernizaram a Praça Pedro Mattos, em frente ao TMI, com paisagismo, iluminação de LED, piso elevado de concreto e intertravado e rampa de acessibilidade para integrar a praça às ruas laterais e todo o entorno. 

Show da Banda Olodum é adiado devido à previsão de chuva em Ilhéus; Prefeitura informa nova data



A previsão de temporais fez com a Prefeitura de Ilhéus adiasse o show da Banda Olodum, programado para esta sexta-feira (25), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o Município, o adiamento ocorreu por recomendação da Defesa Civil para garantir a segurança do público, dos artistas e das bandas confirmadas no evento. A apresentação foi remarcada para o sábado, dia 3 de dezembro, às 20h.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva aguardado é de 30 milímetros para a sexta-feira (25), com a possibilidade de chuva no final de semana. O show gratuito faz parte das comemorações em alusão ao Novembro Negro e marca o encerramento do II Seminário Municipal de Relações Étnico-Raciais.

Também subirão ao palco a Banda Dilazenze, Banda Quizila, os artistas Cijay, Billyfat e convidados.

Programação

O quê? Show gratuito da Banda Olodum

Onde? Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães – Avenida Soares Lopes

Quando? Sábado, 3 de dezembro, às 20h

Olodum Bahia Viva - Nascido em 25 de abril 1979, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, coração da capital baiana, cenário natural da aventura musical que é o grupo, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira pelo mundo.

Considerado como um movimento musical que foi o divisor de águas da música baiana nos anos 80, o Olodum perpassa gerações. Música das ruas, do carnaval, da cultura de paz, do amor e da luta contra o racismo.

 

Prefeitura de Ilhéus realiza abertura do Natal Encantado nesta quinta-feira (1º)

 


A Prefeitura de Ilhéus realiza nesta quinta-feira (1º) a abertura do Natal Encantado 2022. Além de toda a ornamentação, esta edição conta com as presenças do Papai e Mamãe Noel, garantindo um espaço de lazer e encontro para toda a família.

O projeto realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) chega à sua quarta edição, integrando o calendário de eventos do município. O Natal Encantado proporciona momentos únicos para os ilheenses, fomenta o comércio local e coloca Ilhéus na rota turística da Bahia.

Para o prefeito Mário Alexandre, o Natal Encantado deste ano vai superar as edições anteriores, trazendo mais novidades e atrações para a data festiva.  “É uma alegria muito grande ver a nossa cidade tão bonita para uma data importante”, salientou.

Programação

O quê? Lançamento do Natal Encantado

Quando? Quinta-feira (01/12), às 16h00

Onde? Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral)

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Prefeito Mário Alexandre pede celeridade na obra de ampliação do Aeroporto Jorge Amado

 


Cumprindo agenda administrativa em Salvador, o prefeito Mário Alexandre, acompanhado do procurador-geral do Município, Jefferson Domingues, participou na última terça-feira (22) de audiência na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), onde solicitou celeridade nas obras de melhoria e ampliação do Aeroporto Jorge Amado.

Na ocasião, o gestor se reuniu com o diretor executivo do órgão, Carlos Henrique Martins, destacando a relevância da obra para fortalecimento do turismo em Ilhéus, visto que o terminal aéreo é uma das portas de entrada no município. A deputada estadual eleita, Soane Galvão, também participou do encontro e pontuou o investimento como necessário para acolher a população local e os visitantes.

"O verão se aproxima e o aeroporto tem papel fundamental para atrair mais turistas, que visitam Ilhéus a fim de curtir as nossas belíssimas praias e conhecer as riquezas culturais e históricas da nossa cidade", afirmou Mário Alexandre.

Conforme a Concessionária Socicam, responsável pela gestão do local, a área do terminal de passageiros será ampliada para cerca de cinco mil metros quadrados, o que possibilitará o dobro da capacidade de atendimento, cuja movimentação média é de 520 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo equipamento anualmente.

A requalificação será responsável ainda por gerar novas oportunidades de negócios para fomentar a economia local e de toda a região sul da Bahia. O Aeroporto Jorge Amado é o terceiro maior em movimentação total de passageiros no estado, ficando atrás de Salvador e Porto Seguro.  

A visita se estendeu à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), cuja pauta abordada com o presidente José Trindade foi a continuidade dos convênios para viabilização de obras de infraestrutura na cidade. 





 

Secult faz teste geral para reinauguração do Teatro Municipal de Ilhéus

 


A Secretaria Especial de Cultura (Secult) realizou na última terça-feira (15) um teste geral para verificar as necessidades e correções na estrutura do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) antes da reinauguração do espaço. Na oportunidade foram exibidas duas apresentações de dança, reunindo público estimado em 500 pessoas.

A checagem do sistema elétrico integra os últimos preparativos e visa garantir mais conforto e segurança aos trabalhadores e amantes da arte e da cultura. O TMI passou por reparos que englobam tratamento de fissuras, retirada do reboco danificado, tratamento com oxidante nas armaduras e fechamento com concreto de alta resistência.

As melhorias consistem ainda na reforma da subestação elétrica, substituição de 120 metros de telhado e recuperação da fachada, com pintura, higienização  e dedetização, implantação de ar-condicionado provisório e recuperação do ar-condicionado central.

Conforme Geraldo Magela, titular da Secult, o objetivo é resgatar e conservar os espaços públicos do município, por sua relevância artística, histórica e afetiva e pelo fomento ao turismo.

“A reforma do Teatro Municipal representa mais uma conquista para a cidade e o prefeito Mário Alexandre compreende a importância da preservação desse equipamento, que sem dúvida promove bem-estar e leva cultura e entretenimento aos visitantes e à população local”, ressaltou Magela.

O Teatro Municipal de Ilhéus, originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéus, foi construído na década de 30 e nos últimos anos recebeu diversas melhorias em sua estrutura, com vistas à modernização e preservação do ambiente.

 

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Ilhéus participa do 1º Seminário Internacional de Segurança Viária

 


O município de Ilhéus marca presença até a próxima quarta-feira (23) no 1º Seminário Internacional de Segurança Viária. O evento visa discutir elementos e processos essenciais para dinamizar as ações preventivas e interventivas de acidentes de trânsito no Brasil. A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), em Brasília.

Na oportunidade, também foi realizada a assinatura de termos de cooperação técnica entre os órgãos federais. Cinco servidores da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) representam a Prefeitura de Ilhéus. Conforme o agente de trânsito e presidente do Sindatran Bahia, Valério Bomfim, o grupo participa de oficinas, palestras e diversas atividades que envolvem o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Referência na Bahia – No mês de setembro, o prefeito Mário Alexandre assinou decreto de adesão ao Programa Vida no Trânsito (PVT), iniciativa que consiste na prevenção e redução pela metade das mortes e ferimentos por acidentes em rodovias e áreas urbanas. 

Ilhéus é a segunda cidade baiana a implantar o programa, que atualmente engloba todas as capitais do Brasil e os municípios com mais de um milhão de habitantes. O PVT visa cumprir as metas estabelecidas pela Segunda Década de Ação para Segurança Viária, no período compreendido de 2021 a 2030.

“Esse encontro é fundamental para auxiliar o trabalho que já desenvolvemos, através da troca de conhecimentos sobre experiências realizadas em diversas cidades do Brasil e do exterior, com vistas à redução do índice de mortalidade em acidentes”, explica Bomfim.

O Seminário Internacional de Segurança Viária é promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e pela Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT). O evento conta ainda com a participação da sociedade civil organizada, associações, empresas, entidades sem fins lucrativos e representantes de Estados e Municípios.

Todas as ações têm foco na redução de acidentes e óbitos, levando em consideração não somente a fiscalização, mas a infraestrutura viária e as metodologias necessárias para efetivar a educação no trânsito da cidade. Valério Bomfim destaca que Ilhéus é a segunda cidade brasileira a iniciar o movimento de ciclovias e ou ciclofaixas protegidas.

 

Prefeitura realiza confraternização para celebrar 42 anos de criação da Guarda Municipal de Ilhéus



A Prefeitura montou uma programação especial em comemoração aos 42 anos de existência da Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCMI). Para marcar o aniversário da instituição, celebrado nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) promove diversas atividades, a partir das 9h, com a realização de culto ecumênico, “baba” da GCMI e festa de confraternização, na APCEF, Zona Sul da cidade.

O prefeito Mário Alexandre destaca a importância do trabalho prestado pelos guardas municipais em prol da segurança do cidadão e zelo pelo patrimônio público. “Aproveitamos essa data importante para parabenizar a todos pelo papel que desempenham. Nós temos orgulho de dizer que a nossa gestão cuida e valoriza cada servidor, dando condições dignas de trabalho e promovendo melhorias salariais. Tudo isso é fruto de muita luta e diálogo constante”.

Marcelo Barreto, titular da Seop, explica que a Guarda está presente diariamente nas ruas, realizando patrulhamento na região central e nos bairros, nas escolas municipais, praças e nos principais eixos comerciais, contribuindo com as demais forças de segurança em busca de combater a criminalidade e violência na cidade.

Qualificação – Até o próximo sábado (19), a Seop promove a segunda edição do curso de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU). O curso possui aulas teóricas e práticas, distribuídas em técnicas de abordagem, patrulha rural, embarque e desembarque de viaturas, gerenciamento de crise e patrulhamento em perímetro urbano.

Com a formação da segunda turma, cerca de 40 guardas estarão preparados e treinados para situações de complexidade técnica e física.

Servir e Proteger - Criada pela Lei nº. 2.071, de 18 de novembro de 1980, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus desenvolve um importante papel em favor do controle social dos munícipes. Seus componentes são admitidos via concurso público, regidos pelo Estatuto dos Servidores e possuem as mesmas prerrogativas e obrigações legais que os demais servidores municipais.

Em 1994, o Decreto Nº 005/94 reformulou o Regimento pertinente na época. Em 2010, a Lei 3.496/10 regulamentou a GCMI, seguindo prerrogativas do Ministério da Justiça, o qual estabelece as normas específicas da Guarda Civil Municipal Ilheense. Com a entrada em vigor do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), a GCMI passou a seguir as Diretrizes Nacional quanto às suas competências gerais e especificas. 

A Guarda Civil Municipal é subordinada à Secretaria de Ordem Pública, que tem como secretário o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia, Marcelo Barreto. Atualmente, a instituição é comandada pelo GCM Rosivaldo Oliveira (comandante) e o GCM Victor (subcomandante).

 




Novembro Negro: Prefeitura de Ilhéus visita quilombolas da comunidade Morro do Miriqui

 


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), tem promovido diversas ações em comemoração ao Novembro Negro. Dando continuidade às atividades, entre os dias 11 e 13, a Secult visitou o único quilombo existente na cidade, certificado e reconhecido pela Fundação Cultural Palmares do Governo Federal, o Quilombo Morro do Miriqui, no Banco da Vitória. A agenda de visitas e as ações realizadas visam reforçar a luta contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial.

As festividades que ocorrem durante todo o mês em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, principal líder do Quilombo dos Palmares, território quilombola que existiu no Nordeste no final do século XVII e que marcou a luta dos negros e das negras escravizados no Brasil.

Conforme Rosângela Santos, uma das lideranças do Morro do Miriqui, ser quilombola é ter vida constante em prol da comunidade. 

“Significa partilhar laços de pertencimento, experiências de vida, manter a tradição cultural de valorização da ancestralidade e de uma identidade negra comum. Apesar do quilombo não ser mais um lugar para se esconder, como já foi um dia, ainda é um local onde seu povo luta pela preservação de suas terras, território e tradições culturais”, explica.

De acordo com dados do Governo Federal, os quilombos ocupam pelo menos 30% dos municípios brasileiros. Os modos de vida e manejo da natureza e da biodiversidade nos territórios quilombolas são baseados em práticas ancestrais de preservação e cuidado do território.

Essas práticas são essenciais para a sobrevivência e reprodução cultural, ancestral, religiosa, social e econômica de cada quilombo. A comunidade Morro do Miriqui mostrou ser possível produzir de maneira sustentável, através da produção artesanal de polpas de frutas, cultivo de mudas, hortas e flores, sem que ocorra qualquer agressão ao meio ambiente.

Nos últimos anos, cerca de duzentas famílias de remanescentes de quilombos lutam contra a perda de seus territórios para invasores, entre outros fatores externos que dificultam a existência do quilombo, como a instalação de indústrias e empreendimentos próximos aos seus territórios, que acabam contaminando solo, desmatando áreas de preservação, ocasionando destruição ambiental que compromete os modos de vida e sobrevivência das comunidades.

Os ataques contra os quilombos e a violação de seus direitos representam ações dirigidas a apagar a história de uma população que luta pela afirmação da sua identidade sociocultural. Trata-se de ações que confrontam modos de vida e subsistência que estão fundados na sustentabilidade econômica e na preservação do meio ambiente por meio de práticas de cuidado tradicional do território.

Dentre as pautas do movimento está a busca por delimitação e demarcação do território, o fim do racismo ambiental, titulação de terras e combate a insegurança alimentar, para que possam continuar preservando a biodiversidade, de forma a garantir o bem viver das gerações futuras.

Luta e resistência - A comunidade Quilombola Morro do Miriqui nasceu entre 1789 e 1791 (século XVIII), fruto da fuga dos negros escravizados nascidos no Brasil com os africanos escravizados chegados em Ilhéus por via marítima, responsáveis por promover a rebelião do Engenho de Santana. A rebelião foi considerada a primeira greve de trabalho da história do Brasil.

Esta comunidade quilombola tem mais de duzentos e trinta anos de existência, luta e resistência, principalmente pela oralidade das matriarcas que em suas mentes preservaram a memória histórica deste quilombo.

 

Ilhéus terá show gratuito da Banda Olodum nesta sexta (25); evento integra ações do Novembro Negro

 


Como parte das comemorações em alusão ao Novembro Negro, a Prefeitura de Ilhéus promove na próxima sexta-feira (25) um mega show da Banda Olodum, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, às 20h. O evento gratuito marca o encerramento do II Seminário Municipal de Relações Étnico-Raciais e contará com apresentação da Banda Dilazenze, Banda Quizila, dos artistas Cijay, Billyfat e convidados.

Veja a programação completa. Clique aqui.

Conforme a Secretaria Especial de Cultura (Secult), as ações celebram uma das campanhas mais importantes do calendário cultural da cidade, reforçando o combate à discriminação social e destacando a importância do incentivo à autoestima e ao orgulho dos afro-brasileiros.

Neste ano a Secult trouxe o tema “Força, poder e resistência”, cujo trabalho está sendo desenvolvido de maneira transversal, visando contemplar debates para além das atividades artísticas e culturais.

“São ações importantíssimas que fortalecem a luta contra o preconceito racial e o racismo estrutural”, disse Geraldo Magela, titular da Secult. As ações também enfatizam o papel das políticas públicas na garantia de direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais.

Sobre a campanha – Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste.

A data rememora a importância da luta dos negros escravizados para a abolição do regime escravocrata no Brasil, além de expor o quanto são marginalizados na sociedade brasileira que, ainda no século XXI, perpetua o racismo.

 

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Prefeito Mário Alexandre confere pavimentação na Vila Freitas e destaca pacote de obras em Ilhéus


“Vocês não imaginam a alegria que sinto em ver o reconhecimento pelo trabalho que a gente tem realizado em cada canto da nossa cidade”, disse o prefeito Mário Alexandre durante visita à comunidade de Vila Freitas, na tarde deste sábado (12). Acompanhado do vereador César Porto, do secretário Átila Docio e moradores, o gestor conferiu a obra de pavimentação em paralelepípedo e assentamento de meio-fio executada nas ruas A e B.

Aguardado há cerca de cinco décadas, o serviço chega para transformar uma realidade marcada pela lama e poeira, garantindo qualidade de vida e melhores condições de mobilidade.

“Com muita determinação e coragem conseguimos tocar grandes obras, principalmente em áreas de difícil acesso. Agradeço o carinho e a confiança de cada ilheense. Vamos continuar trabalhando com dedicação e planejamento para atender as demandas e honrar o compromisso assumido com o nosso povo”, declarou Mário Alexandre.

Todo serviço desempenhado pelo Município tem como objetivo recuperar o maior número de vias danificadas, de acordo com as necessidades emergenciais de cada localidade. "Moro aqui há muitos anos e não acreditava que um dia essa rua seria pavimentada. A gente agradece muito ao prefeito, porque ele foi o único que olhou para nossa comunidade”, comentou o aposentado José Oliveira.

O prefeito ressaltou que faz questão de acompanhar de perto as obras, conversando com os moradores em diversas partes da cidade. As obras acontecem de forma simultânea, fato que demonstra o intenso crescimento e desenvolvimento de Ilhéus.

Balanço – Além da Vila Freitas, as melhorias em andamento consistem na segunda etapa do fechamento do Canal do Malhado; construção da Quadra do Basílio, das escadarias no Alto Santa Inês e contenção no Alto do Socorro; além da pavimentação das ruas Boa Vista, Amélia Pacheco, Guanabara, Bela Vista e Ouro Verde.

A construção do Posto do CSU; requalificação da Avenida Vereador José Fernandes; reforma completa do Campo do Ilhéus II e modernização das  praças Castro Alves e Misael Tavares também integram o leque de serviços.

O pacote inclui ainda a recuperação do Viaduto Catalão, bem como tapa-buracos nas ruas da Liberdade, Asa Branca, Eduardo Souza, Avenida Lomanto Júnior, Praça Cairu, Hermínio Ramos e São Miguel (sobre reparo profundo) e pavimentação asfáltica na Rua João XXIII, Belo Horizonte e Bom Jesus.

As equipes seguem realizando os serviços de limpeza, desobstrução das bocas de lobo e troca de manilhas no Ceplus e substituição das manilhas, reassentamento de paralelo e inspeção nas ruas Américo Barreira, Salgado Filho e Inocêncio Correia.

  



Covid-19: Sesau alerta para risco de nova variante e baixa procura do reforço da vacina em Ilhéus

 


A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue em Ilhéus, contudo muitas pessoas deixaram de completar o esquema vacinal. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), 57,92% do público com idade igual ou acima de 12 anos procurou os postos para receber o primeiro reforço (terceira dose – D3).

Em relação à quarta dose (segundo reforço – D4), o número é ainda menor, apenas 23,77% da população com 18 anos ou mais recebeu o imunizante. A Sesau também registrou queda na vacinação infantil. Segundo os dados da pasta, 63,81% das crianças com idade entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose da vacina.

Todavia, somente 38,76% do público esperado para essa faixa etária está imunizado com a segunda dose. Da mesma forma, a secretaria informa que a primeira dose da vacina foi aplicada em 13,31% do público de 3 e 4 anos de idade.

A procura pelas doses de reforço da vacina pediátrica apresenta percentual extremamente preocupante, visto que até o momento 124 crianças entre 3 e 4 anos receberam a segunda dose, o que representa 2,99% do público, estimado em 4.157 crianças. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço, independentemente do imunizante utilizado.

Embora o quadro atual da pandemia seja de estabilidade na cidade, graças à vacinação, o surgimento de novas variantes pode ocasionar um aumento no número de casos positivos. Recentemente, o Brasil registrou casos da variante da Ômicron e a possibilidade de nova onda da Covid-19.

O imunizante é a forma mais eficaz para elevar o número de anticorpos. A Sesau destaca que o esquema vacinal completo reduz o risco de contaminação e agravamento da doença.

“É importante que as pessoas compareçam aos postos de saúde para atualizar o esquema vacinal com as doses de reforço. A vacinação infantil também é fundamental para interromper a cadeia de transmissão, casos graves e óbitos em decorrência da doença”, ressaltou André Cezário, titular da Sesau.

O serviço continua sendo ofertado nas unidades previamente informadas, conforme o horário de funcionamento das salas de imunização. É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Comércio de Ilhéus altera horário de funcionamento durante jogos do Brasil na Copa do Mundo

 


O Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio) informa o horário especial de funcionamento do comércio e das agências bancárias durante os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar. O primeiro jogo da seleção brasileira será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

No dia 28 de novembro, o Brasil enfrenta a Suíça. Os brasileiros encerram a participação na fase de grupos do Mundial no dia 2 de dezembro.

Confira abaixo.                                                          

Data

Horário de expediente

Bancos

Comércio

24/11

Das 9h ás 14h

Das 8h às 15h30

28/11

Das 8h30 às 11h30

Das 8h às 12h30

Das 15h às 18h

02/12

Das 9h às 14h

Das 8h às 15h30

Jogos às 12h

Das 9h às 11h

Das 15h30 às 16h30

Das 8h às 11h30

Das 14h às 18h

 

Prefeitura conclui ciclo de formação continuada para profissionais da rede municipal de educação

 


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abriu a última etapa do ciclo de Planejamento Coletivo em Rede (PCR) e da Formação Continuada de Gestores (FCG). A abertura aconteceu na segunda-feira (7), no auditório da Escola Adventista.

Sob o tema, “Palestras Vivenciais: contextos, sentidos e práticas inovadoras”, as atividades são direcionadas aos professores e profissionais não docentes que atuam em todas as modalidades de ensino.

Foram abordados temas como desafios, retratos do cotidiano, tendências e caminhos para inovar na educação. As atividades seguem até esta quinta-feira, (10). As palestras proporcionaram momentos de reflexão e trocas de experiências, como por exemplo, os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19 e as fortes chuvas de dezembro de 2021.

“Esse ano optamos por fazer a formação continuada diferenciada com os gestores. Após a pandemia, avaliamos a necessidade de trabalhar com as lembranças e com as experiências de cada um. Não apenas na escola, mas o que eles tinham vivido em casa. Afinal, foi difícil para nós da educação também. Esse ano de 2022, sem dúvida, foi um ano de transformação e aprendizado, e assim, seguiremos na meta de fazer um 2023 melhor ainda, porque a educação deve ser transformadora”, destacou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc.





Agente de trânsito de Ilhéus recebe prêmio por atuação de destaque no município

 


Representando a cidade de Ilhéus, a servidora Jackeline Santos recebeu o prêmio Miss Agente de Trânsito, iniciativa promovida pela Rádio Em Trânsito, do interior de São Paulo, que tem como objetivo mostrar o trabalho dos profissionais em defesa da vida. Todos os participantes desenvolvem as suas funções buscando sensibilizar pessoas a mudarem de comportamento, a fim de viabilizar um trânsito mais humano e mais seguro.

O concurso evidencia as ações realizadas por agentes de trânsito em todo o país. A intenção é demonstrar para a sociedade que a função está voltada a salvar vidas por meio de um trabalho educativo, de engenharia e fiscalização.

Além das atribuições que lhe são conferidas na Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Jackeline Santos é especializada em Direito de Trânsito, Gestão e Legislação de Trânsito, Segurança Pública, Psicologia do Trânsito, sendo a representante do movimento ‘Maio Amarelo’ no estado da Bahia.

A Rádio Em Trânsito é gerida pela especialista e educadora de trânsito, Valéria Penatti. O canal promove a segurança viária, através de informes, orientações e entrevistas sobre assuntos voltados ao tema.

“Esse prêmio demonstra a importância do trabalho desenvolvido por cada servidor, que se dedica diariamente em salvar vidas”, reiterou Jackeline.

 

Aguardo deferimento nos termos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994.

 


A Prefeitura de Ilhéus disponibiliza atendimento odontológico em 21 unidades básicas de saúde do município. O serviço gratuito é ofertado todos os dias nos postos de saúde situados na zona urbana e uma vez por semana na zona rural, conforme horário de funcionamento de cada unidade. O atendimento amplia o trabalho desenvolvido pela Atenção Primária, com foco nas ações preventivas de saúde bucal.

O paciente inicia o tratamento com o dentista clínico, e caso haja necessidade, pode ser encaminhado para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Marcação de consultas – Para agendamento de consulta odontológica é necessária a apresentação de documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. As vagas são ofertadas de acordo com o procedimento requisitado pelo profissional.

Confira abaixo a relação dos locais que dispõem do serviço.

Zona Norte

- Alto do Coqueiro; UBS Iguape; UBS Sarah Kubistchek; UBS Esperança

Centro

- Basílio I e II; CAE III; UBS Princesa Isabel; UBS Conquista

Zona Sul

- ESF Nossa Senhora da Vitória; UBS Hernani Sá; ESF Ilhéus II; UBS Olivença; UBS Nelson Costa; Centro de Especialidades Odontológicas (COE)

Zona Oeste

- UBS Banco da Vitória; ESF Salobrinho I; UBS Euler Ázaro; ESF Teotônio Vilela IV

Zona Rural

- Santo Antônio; Inema; Banco Central

 

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Novembro Negro: Prefeitura de Ilhéus monta programação especial; atividades começam neste sábado (5)

 


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), preparou uma programação especial em alusão ao Novembro Negro. A campanha visa evidenciar as lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais. A Secult abre as comemorações neste sábado (5), quando é celebrado o Dia Nacional da Cultura.

O lançamento do projeto intitulado "Início de Ilhéus - 1536" acontece no Palácio Paranaguá, às 9h. Os encontros envolvem desde oficinas, exposições, rodas de conversas, festival cultural até cardápios especiais na noite da abertura gastronômica.

As ações serão realizadas com foco no Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

“Para nós é uma alegria muito grande poder comemorar uma data tão especial, com ações que fortalecem a luta contra o preconceito e as desigualdades. Somos todos iguais”, frisou o prefeito Mário Alexandre.

Confira a programação completa. Clique aqui.

 

Município amplia horário de linhas de ônibus para atender estudantes da UFSB, UESC, SESI e IFBA

 


A Prefeitura de Ilhéus ampliou os horários das linhas de ônibus para facilitar o acesso dos estudantes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Escola SESI, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, localizado na área cedida pela Ceplac. A nova grade horária é válida de segunda a sexta-feira.  

A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) explica que os ajustes nos serviços foram realizados nesta segunda-feira (7), através da inserção de três novos horários. Com a alteração, estão disponíveis cinco horários. Os ônibus passam a sair do Terminal Urbano às 6h45; 11h; 12h50; 17h45 e às 21h, sentido Salobrinho e Ceplac. O trajeto Ceplac – Terminal Urbano acontece às 8h; 12h10; 14h15; 19h e às 22h, respectivamente.  

A ampliação busca atender a demanda do público que faz uso do transporte público regularmente. “Essa mudança visa garantir que os estudantes voltem para casa com tranquilidade”, pontuou Valci Serpa, diretor-geral da Sutram.

Confira a tabela completa. Clique aqui.

Prefeitura de Ilhéus promove curso de rondas ostensivas para guardas municipais

 


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), promove até o dia 19 de novembro a segunda edição do curso de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), voltado à formação de servidores que atuam na Guarda Civil Municipal (GCM). A capacitação visa preparar os agentes para o enfrentamento da violência com técnicas avançadas de combate urbano.

Entre os dias 4 e 19 de outubro, 16 agentes participaram da primeira capacitação. Com a formação da segunda turma, cerca de 40 guardas estarão preparados e treinados para situações de complexidade técnica e física.

O curso possui aulas teóricas e práticas, distribuídas em técnicas de abordagem, patrulha rural, embarque e desembarque de viaturas, gerenciamento de crise, patrulhamento em perímetro urbano e treinamento de aptidão física.

“A gestão municipal não mediu esforços para capacitar os profissionais, cuja função é crucial na garantia da segurança almejada pela população. O curso foi pensado para que, de forma prática, os agentes consigam atuar no patrulhamento preventivo e, quando necessário, efetuar intervenções táticas da melhor forma possível", explica Marcelo Barreto, titular da Seop.

Para o comandante da Guarda Municipal, Rosivaldo Oliveira, a formação é fundamental para que o trabalho nas ruas tenha cada vez mais êxito. “Esse é um momento importante para Ilhéus. Guarda Municipal preparada significa maior segurança à população. Parabenizo o prefeito Mário Alexandre pelo apoio à categoria, que vem sendo cada vez mais valorizada em sua gestão”, disse.

A capacitação teórica acontece na Biblioteca Municipal e no Estádio Mário Pessoa. Já as aulas práticas são realizadas em praças, praias e demais espaços públicos da cidade. A operação também intensifica o trabalho dos profissionais durante a alta estação, visto que Ilhéus registra aumento do fluxo de visitantes e turistas.

A GCM atua, diuturnamente, para zelar o patrimônio público, no patrulhamento de ruas, avenidas e espaços públicos e no auxílio às demais forças de segurança em busca de combater a criminalidade e violência no município.